Na próxima década, robôs ocuparão milhões de vagas em bancos

Tempo de leitura: 1 minuto

Os bancos, não raramente, são alguns dos melhores e mais procurados lugares para se trabalhar em todo o mundo. Um dos maiores atrativos desse setor são os altos salários pagos em vários níveis do quadro de funcionários. Contudo, ao que indicam alguns indícios, muita coisa vai mudar nesse setor nos próximos 10 anos.

Segundo um estudo realizado por uma empresa do Reino Unido, a IHS Markit, serão extintas milhões de vagas em bancos do mundo todo na próxima década. Somente nos Estados Unidos, segundo o estudo, por volta de 1,3 milhão de pessoas terão de mudar suas profissões, que já não mais existirão.

Visando o aumento de receitas, os bancos, já num futuro próximo, farão a transição da execução de boa parte dos seus serviços para sistemas de IA, o que consequentemente vai automatizar, na prática, todos os setores de funcionamento dos bancos. Grandes bancos ao redor do mundo já estão adotando medidas nesse sentido, como no caso do gigante JP Morgan, Citigroup e o Credit Suisse.

Espera-se, no entanto, que pelo menos partes desses funcionários passe por uma qualificação para serem remanejados ao setor em alguma outra profissão que surgirá, já que a demanda por profissionais com conhecimento em automação, ao que tudo indica, será alta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *